Instruções do Exame

Papanicolau Citopatológico

Instruções para paciente

Interpretação

Exame ginecológico realizado como prevenção para câncer de colo uterino. Consiste basicamente na colheita de material do colo uterino com uma espátula especial, sendo este material colocado em uma lâmina e analisado posterioremente por um citopatologista. Este exame verifica a morfologia das células da mucosa do colo do útero, analisa alterações nas células cervicais, chamadas de displasia cervical. Os resultados são expressos em um sistema que, dependendo da gravidade, varia do grau I (normal) ao grau V (câncer invasor). Os cuidados e intervalos para novos exames vão depender de quais resultados aparecerem.

* Nos casos em que forem realizados papanicolaou e anátomo patológico ginecológico, a data da liberação do resultado de papanicolaou será alterada. Serão liberados em conjunto, e será considerado o prazo de liberação do anátomo patológico, para associação de resultados como controle de qualidade.

Instruções de preparo

Papanicolaou:

Confeccionar uma lâmina de material ecto endocervical. Seguir rigorosamente a técnica de coleta e enviar dados clínicos. A coleta deve ser feita fora do período menstrual. Abstinência sexual de, no mínimo, 48 horas, e não ter usado duchas e nem cremes vaginais.

Coleta de Papanicolaou com uso de Fixador Citológico Spray:

O esfregaço em lâmina deve ser feito sob fina camada de célula, com representação da ectocérvice e da endocérvice, abrangendo a zona de transformação. A qualidade das células do esfregaço é mais importante que a quantidade de células, portanto, devem ser evitados esfregaços espessos e hemorrágicos. Após a coleta, o esfregaço deve ser imediatamente fixado, para que não ocorram artefatos de dessecamento, lembrando que o ar condicionado da sala pode ressecar o esfregaço que não for imediatamente fixado.

A fixação do material através do spray citológico deve ser feita da seguinte forma:

- Segurar a lâmina já com o esfregaço coletado pela extremidade fosca;
- Com uma distância de aproximadamente 15 a 20 cm, aplicar o spray fixador homogeneamente sob toda a superfície da lâmina;
- A lâmina deve ser identificada com as inicias da paciente na parte fosca e colocada em frasco próprio, devidamente identificado com o nome do paciente, idade e nome do médico.

Observação: Os materiais que forem fixados com este método devem chegar ao Laboratório de Patologia no máximo em 15 dias.

Coleta de Papanicolaou com uso de Álcool 70%:
O esfregaço em lâmina deve ser feito sob fina camada de célula, com representação da ectocérvice e da endocérvice, abrangendo zona de transformação. A qualidade das células do esfregaço é mais importante que a quantidade de células, portanto, deve ser evitado esfregaços espessos e hemorrágicos.

Após a coleta, o esfregaço deve ser imediatamente fixado, para que não ocorra artefatos de dessecamento, lembrando que o ar condicionado da sala pode ressecar o esfregaço que não for imediatamente fixado.

A lâmina deve ser identificada com as inicias da paciente na parte fosca e colocada em frasco próprio, devidamente identificado com o nome do paciente, idade e nome do médico.

Colocar a lâmina já com o esfregaço coletado em frasco próprio (tubete) e imergir em álcool 70%. Tomar cuidado para que o frasco esteja hermeticamente fechado para que não ocorram vazamentos causando apagamento da identificação externa dos frascos.

Obrigatório o envio do formulário preenchido.